5 recursos cabíveis no processo penal
No Direito Penal, o recurso é o meio de impugnação de uma decisão judicial. Ele serve para reformar uma decisão, buscando sua reavaliação.
Abaixo, listamos 5 recursos cabíveis no processo penal:
1️⃣Recurso em sentido estrito: Aplicado quando o juiz rejeita a denúncia ou queixa; quando se conclui pela incompetência do juiz; quando houver pronúncia ou impronúncia; entre outros casos.
2️⃣Recurso de apelação: Aplicado contra decisões definitivas de absolvição sumária ou condenação, proferidas por juiz singular; em decisões definitivas quando não couber recurso em sentido estrito; quando o juiz rejeitar a denúncia ou queixa nos processos de crime de imprensa; entre outros casos.
3️⃣Carta testemunhável: Aplicado quando se visa propiciar à instância superior a reparação de um gravame provocado pelo juiz a quo quando não houver recebido o recurso ou, se recebido, obsta o seu seguimento; entre outros casos.
4️⃣Agravo em execução: Aplicado para impugnação de toda e qualquer decisão, despacho ou sentença prolatada pelo juiz da vara da execução criminal, que de alguma forma prejudique as partes principais envolvidas no processo.
5️⃣Correição parcial: Aplicado quando o juiz age com erro ou abuso, provoca inversão tumultuária no processo, na ordem legal dos atos processuais.
#direitopenal #direito #códigopenal #processo #postsdedireito #advogado #advocacia #law |