6 motivos para receber um adicional salarial
Será que você pode receber um adicional salarial? Confira 6 motivos para receber um!
A legislação trabalhista prevê um acréscimo de adicional quando o trabalho se dá em condições especiais, que fogem da normalidade. Enquanto durar a situação extraordinária, o trabalhador tem direito ao seu adicional salarial, e este é suspenso quando a circustância que motivou o pagamento do mesmo é cessada.
Confira abaixo 6 motivos para receber um adicional salarial:
1️⃣Adicional de hora extra A jornada máxima de trabalho não pode exceder 8 horas diárias e 44 horas semanais. Ao ultrapassar esse limite, a hora extra deve ser remunerada com acréscimo de no mínimo 50% a mais do que o valor da hora normal.
2️⃣Adicional de sobreaviso Quando acordado em contrato, o trabalhador pode receber um adicional de sobreaviso pelo momento em que permanecer aguardando o chamado para seu serviço. A hora do adicional de sobreaviso é contada como 1/3 da hora do salário normal.
3️⃣Adicional noturno Para trabalhadores urbanos, o horário noturno é considerado das 22h às 5h do dia seguinte. No trabalho rural, o período corresponde das 21h às 5h do dia seguinte. Assim, há um adicional salarial de 20% aos trabalhadores urbanos e 25% dos trabalhadores rurais para trabalho noturno.
4️⃣Adicional de periculosidade São consideradas atividades perigosas aquelas que impliquem risco acentuado ao trabalhador. Por isso, pode ser pago um adicional de periculosidade ao funcionário, baseado em laudo pericial.
5️⃣Adicional de insalubridade Atividades insalubres são aquelas que expõem os trabalhadores a agentes nocivos à saúde. Assim, o Ministério do Trabalho e Emprego define quais atividades são consideradas insalubres, qual o nível de insalubridade delas e qual deve ser o adicional salarial em cada caso.
6️⃣Adicional de transferência Quando o empregador transfere provisoriamente o empregado para localidade diversa da estabelecida no contrato (com mudança de domicílio), há a possibilidade de receber um adicional de transferência.
Você já recebeu um adicional salarial? Conte para a gente nos comentários!
#salário #direitodotrabalho #direitotrabalhista #advogado #postsdedireito #advocacia #direito #adv #law |